quinta-feira, 3 de março de 2011

____________________________________________________________________

E TODOS VIVERAM CONECTADOS PARA SEMPRE!!


Estes dias eu estava observando como certas expressões, ficaram meio fora de contexto quando usadas. Exemplo: não suma ou dê notícias...Se você é um adepto das redes sociais, como eu, sabe que sumir da vida de alguém, a menos que a pessoa queira que você suma da dela ou vice versa, é algo quase impossível. Você chega no seu orkut, ou o facebook e vê todo mundo lá o tempo todo e mais, dando notícias sem parar, notícias das quais se é automaticamente atualizado na própria página, sem precisar nem se dar ao trabalho de procurar saber sobre . Dos mais comedidos, a gente só recebe as notícias importantes do tipo: me formei, mudei de empresa, casei, tive filhos e etc...Outros, mais empolgados, digitam seus cardápios diários, onde vão ao longo de um dia e o que compram por aí. Ou seja, ser alguém "sumido" e que nunca mais mandou notícias está cada dia mais difícil rs. Antes da explosão das redes, existiam muitas daquelas pessoas das quais a gente se "perdia" ao longo do tempo e reencontrava anos depois,sem querer, e então vinha a frase: Tá sumida, hein? Dê notícias! Pessoas que eram afastadas pelo destino, pelo movimento das marés, porque vocês estudaram ou trabalharam juntos e até tinham uma relação legal, mas poucas afinidades para manter o contato, uma vez que suas atividades em comum não existissem mais. E agora, a gente encontra alguém que não vê há anos e vai contar uma coisa e a pessoa diz: É, eu vi no seu Facebook! E aí você lembra, é mesmo eu contei isso no face, achei que só meus amigos próximos iam prestar atenção! Atire a primeira pedra, quem nunca passou por algo assim.

No fundo, não sei se isso é bom ou ruim, mas eu sempre olho com desconfiança para para estas coisas que "impõe" uma nova forma de relacionar-se socialmente, quase que inconsciente, por pensar nos seus efeitos a longo prazo. Porque na internet a coisa funciona mais ou menos assim: uma mentira contada é uma mentira que se tem que carregar para sempre, uma verdade dita pode se alastrar até onde não era necessário se saber, um elogio feito é testemunhado por milhões, um desaforo pontual, expressado num momento de cólera, ganha um carimbo eterno, é registrado por inúmeros, salvo, impresso, se eterniza..uma promessa declarada, torna-se uma dívida. Quando fazemos algo na internet é mais difícil voltar atrás, de ser perdoado, de desmentir...não adianta apagar o perfil e fazer um novo, não é simples assim, apaga-se um perfil e uma nova vida começará! Me lembro de uma moça que após se casar vivia escrevendo toda hora que era muito feliz, que amava muito, que eram apaixonados, várias fotos românticas, aquele exagero que a gente conhece, mas uns dois, três anos depois, ela apagou o perfil em uma rede, eu pensei logo: "separou", mas pensei separou, no sentido de: "deve estar se dando um tempo, triste pela separação, evitando tanta exposição num momento delicado...", mas meses depois a mesma criou um novo perfil, se dizendo noiva de outro, grávida deste e também morrendo de amores rsrsrs Então me perguntei, será que é isso mesmo? Era isso mesmo: "perfil apagado, pedaço da vida apagado".
Até parece que é simples assim, né gente? Na cabeça de todo mundo que acompanhava sua história melosa e dramática com o ex-marido, vai permanecer o olhar de desconfiança quando a vê fazer o mesmo com o noivo atual. Por trás das telas iluminadas, existem os mesmos seres humanos julgadores que a gente conhece na vida real e sinceramente, eu não sei se isso já entrou na cabeça de muita gente, que acha que o que se diz on line sai impune, que não são usadas as mesmas regras e normas do mundo real ou que ninguém está "olhando" você fazer! Sabe aquela pessoa que você nem lembra mais que está viva, aquela que você adicionou por adicionar, aquela que entraria para o time das "sumidas", caso não existisse orkut ou facebook? Que quase nem usa essas ferramentas, tem a mesma foto há anos, não escreve nada, nunca atualiza? Pois é, ela olha o seu perfil, ela vê suas atualizações, suas declarações, suas interações com outros da rede. Ela vê mesmo que não queira ver, que não esteja "procurando saber da sua vida" e sabe de outra coisa? Tem muito mais gente querendo saber da sua vida do que você imagina, se com boas ou más intenções, isso eu já não posso afirmar, mas que você está "mandando notícias" para eles o tempo todo, isso está!

TEXTO EXTRAIDO DA NET