sábado, 10 de setembro de 2011

E você, me aceita???


 
    Meu bom humor é de graça. Aceite. A cartilha do riso me ensina a enganar os olhos, se vejo a tristeza distraída pelos cantos, corto a volta. Aguente meu alto índice de alegria, minha poção mágica pro desespero. Aperte nas mãos meus caprichos e construa pequenos detalhes. Moro no acaso, o simples é minha corrente de esperança. Não aceito papel de má. E boazinha é um apelido quase feio. Fico no meio termo. A virtude não me atrapalha e o improvável sempre me aceita.
    Às vezes escorrego, mesmo equilibrada na minha estante de conceitos. Aprenda a me ler. Apenas leia. Gosto de me esconder nas entrelinhas, de escapar nas vírgulas, de me perder nos pontos. Eu me faço, refaço, pinto e bordo do jeito estranho e poeta que sei ser. Carrego comigo o mundo, as músicas, as lembranças que, teimosa, não sei me desfazer e sorrio com chuva nos olhos, porque sempre tem algo pra se esconder. Maquiagem de graça essa, discreta como só o beija-flor sabe ser. Vou plantando o riso nas esquinas, colhendo o amor estilhaçado e reconstruindo vidas, principalmente a minha.
     Tem sempre algo que falta, tem sempre uma saudade infinita, tem sempre um amor antigo, um amor morrido e um amor novinho pra ser inventado. E se é assim, invento. E reinvento todos dias, botando mais açúcar quando dá vontade ou colorindo da cor que bem desejar. Mas tem que ser doce, aceite. Preciso da doçura caminhando lado a lado, do sabor do mel nos lábios, porque já estou calejada de amargura e acidez. Principalmente das palavras, que vem com rostinho inocente, mas te derrubam e te destroem por dentro. Não, não, não. Tem que ser doce, pra aguentar o peso de todas as mentiras esfoladas que são continuamente arremessadas sobre o nosso dia a dia.
    Então, por favor, aceite. A embalagem que carrego é transparente. Meus olhos possuem a doçura como lacre. Vejo o que desejo. Fecho os olhos quando perco o tino. Porque não possuo o poder de não errar. Gosto de ser humana. Meus defeitos são gritantes e minha boca costuma cuspir silêncios rodeados de solidão. Não, eu não costumo ser sozinha. Eu ando rodeada de gente. É que ás vezes minha multidão é vazia. Não ria, eu crio personagens. É minha forma de lidar com esse teatro que está montado no peito. Eu sou artista sem platéia. Criança de palavras tortas. Menina que aprendeu a não julgar. Mulher que não se esconde quando quer gritar.
E você, me aceita?
______________________________________________________


Sim para vida



Ou você descruza os braços e abraça a vida, ou ela vai continuar passando sem que você perceba.
Permita-se.
___________________________________________

Sou......
Sou o que fizeram de mim, sou as minhas escolhas, sou o que sempre fui, sou o que me transformei.
Sou meus sonhos, sou as minhas decepções.
Sou minhas marcas, minhas alegrias, minhas angústias, meu vazio, meu excesso. Sou isso que não sei definir.
Sou esse peito onde pulsa um coração quente. Sou as minhas vontades, sou minha melancolia. Sou minha boca seca de amor, sou o suspiro entrecortado, sou o soluço ignorado. Sou a empolgação, sou a rebeldia.
Sou o que sou, um tanto as vezes parecido com o nada, um tanto as vezes parecido com o tudo. Sou esse amontoado de sensações, de vibações, de lágrimas, de vida.
Sou caleidoscópio, sou metamorfose ambulante .
Sou um coração em metade, que insiste em se valer sozinho, mas que sozinho, será só isso: uma metade do inteiro.
______________________________________________


Escrevo como que para salvar a vida de alguém.
Talvez a minha própria."

Clarice Lispector
_____________________________________________________________________


De vez em quando saio do chão, voo até o céu e sento nas estrelas para ver de longe a vida tecendo os seus fios. Às vezes elevar os pensamentos faz com que os meus olhos enxerguem com mais clareza todos os acontecimentos...
________________________________________________
 
 


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

UMA HISTORIA DE AMOR..

Scrapshow

Pensamentos de uma mulher em dieta


Hoje comecei (novamente) a dieta. Em comemoração, me presenteei com um Sonho de Valsa, afinal eu mereço festejar toda essa minha determinação e coragem. Almocei uma salada e comi uma barrinha de cereal à tarde. Já me sinto mais leve, pena que minha calça tamanho ----( quem disse que vou falar?...rsrsrs) discorda. Aliás, meu guarda-roupa sempre dá mais valor aos chocolates que como em vez de me recompensar por todas as saladas. Injustiça sem igual! Mais tarde vou tomar uma sopinha e descascar uma laranja. Prometo que a partir de hoje sou uma nova mulher. Acordarei todos os dias às 5 da manhã para fazer cooper e tomar um café da manhã reforçado. Quando rolar alguma festa de criança com brigadeiros, levo escondido na bolsa umas folhinhas de alface. Estou determinada e com muita força de vontade. A meta é perder 15kg, ou pelo menos transferir 1 para o peito e 3 para o bumbum(...rsrsrs). Pode?

Ps: Depois vou comemorar com uma rodada de torta alemã.
Huuuumm!
___________________________________________________________________-

COMO ENTENDER AS MULHERES

Essa é a fórmula para compreender as mulheres.
 Coisa fácil, coisa simples.
 Os homens que são ruins de matemática.

__________________________________________


SALVE O PLANETA NA VERSÃO FEMININA

Se todos os demais motivos não forem suficientes, taí mais um ótimo argumento em prol da sustentabilidade. Pelo menos do ponto de vista feminino.
____________________________________________-



quinta-feira, 8 de setembro de 2011


"Tire suas mãos de mim
Eu não pertenço a você
Não é me dominando assim
Que você vai me entender
Eu posso estar sozinho
Mas eu sei muito bem aonde estou
Você pode até duvidar
Acho que isso não é amor."

Renato Russo

___________________________________________________________________

__________________________________________________________________________


Quando falo de pureza, é principalmente sobre a pureza dos pensamentos e sentimentos que quero insistir. Para purificarem os seus pensamentos e os seus sentimentos, vocês devem evitar todos os cálculos egoístas e provar que são desinteressados e generosos com a maior freqüência que puderem.
Sempre que procuram tirar vantagens pessoais de uma situação, vocês se obscurecem e contraem dívidas que os sobrecarregam. Certo, nenhuma justiça humana virá lhes cobrar, pois a justiça humana não se ocupa com pensamentos e sentimentos, mas a Justiça divina enviará os seus oficiais de justiça, e vocês deverão pagar os suas dívidas. Vocês dirão: «Como pagar as dívidas?».

Sim, e essas dívidas são pagas no plano psíquico com privações e sofrimentos. Os estados de peso e escuridão interior que às vezes vocês sentem, são o resultado das dívidas que contraíram. Mas, então, como pagá-las? Com a sua bondade, a sua generosidade, a sua abnegação.
Mas, sobretudo, esforcem-se para não contraírem outras dívidas."
Omraam Mikhaël Aïvanhov
__________________________________________________________________

Sem sentimentos....

Esta tudo tão sem graça,  não sinto nada, apenas um vazio, uma sensação desconfortável dentro de mim. Estou me sentindo uma estranha ...  uma pessoa sem sentimentos...

_______________________________________________



"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila.
Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”.
A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa.
E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros.
Aprendi prestando atenção."

___________________________________________________

Confie no seu 'taco'


Sentir confiança em si mesmo é fundamental em qualquer aspecto da vida, porém dependendo do momento e das circunstâncias pode ser uma tarefa menos ou mais fácil.
Quando falamos de relacionamentos observamos muitas variações entre as pessoas, existem os muito confiantes, os inseguros, os temporariamente inseguros, os que se alternam entre todos os estados. Cada um será um produto da sua história, da vivência relacional acumulada e essa combinação determinará a postura que se terá na vida e o nível de confiança com o qual irá conduzi-la.
Também existem os que se apresentam seguros e confiantes profissionalmente porém inseguros quando o assunto é relação ou conquista afetiva. Parece um paradoxo, mas é algo bastante comum já que ao contrário da profissão, em uma relação toda a intimidade é descoberta e são reveladas as fragilidades e vulnerabilidades de cada, perde-se a capa protetora.
Partiria desse ponto para dizer que uma das maiores razões (possivelmente inconscientes) para uma pessoa ser insegura afetivamente, seria o medo de entrar em contato com suas dificuldades, fragilidades ou de as expor a um terceiro.

Um solteiro confiante é aquele que não se cobra muito, que reconhece seu valor, seu potencial, suas qualidades, assim como também seus defeitos, mas não os vê como inimigos ou como algo que os impossibilite de amar e ser amado.
Uma pessoa com atitude mais positiva na vida consegue captar melhor as oportunidades e assim tirar proveito dos caminhos que surgem, assim como transformar um caminho que inicialmente não parecia tão promissor. Um postura confiante, ainda que tenha suas inseguranças e receios, transmite ao outro sensações leves e agradáveis. Aquele que deposita no outro toda sua insegurança normalmente perde boas oportunidades já que sem que perceba faz do outro a solução para seus problemas.
Importante lembrar que uma relação não pode ser vivida como uma solução e sim como uma aposta no crescimento, na alegria, na construção amorosa. Quando uma pessoa é insegura demais, ela transfere para o outro a responsabilidade em torná-la feliz e em cenários assim dificilmente uma relação irá prosperar. Quanto mais confiante e otimista maiores as possibilidades de atrair pessoas igualmente interessantes ou melhor a chance de despertar aspectos interessantes no pretendente.

Portanto cuidado, sempre, para não esperar que o outro lhe traga as soluções para seus conflitos e dúvidas sobre si mesmo, uma relação deve ser cuidada para que seja uma troca e um espaço de engrandecimento da dupla!

___________________________________________________________________




quarta-feira, 7 de setembro de 2011



Quero deixar que a vida me arraste. Tornar-me leve o bastante para ir no vento ou fluir como o rio. Vou então aos poucos me ensinando a viver em perspectivas de infinito, sem estar me debatendo nos limites das situações. Por isto, ando a procurar em mim, maiores espaços para olhar, para ver a beleza sem reservas, que pode estar além dos meus olhos.

______________________________________________________



"É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou, perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido, desistir de todos os esforços porque um deles fracassou. É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu, descrer de todo amor porque um deles te foi infiel. É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo. Espero que na tua caminhada não cometas estas loucuras. Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força. Para todo fim, um recomeço."



(Antoine de Saint-Exupéry)

_____________________________________________


"Que a gente é como um pedaço da noite.
 De longe, estrelas perfeitas.
De perto, estrelas tortas."


(Walcyr Carrasco)
____________________________________________


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sobre a menina-mulher


'Não foi uma luta justa.
Eu lá, me esforçando pra ser mulher
e você estrala os dedos,
puxa meu queixo
e me faz menina outra vez (...)'
[Gabito Nunes]

_____________________________________________________________


____________________________________

PENSE



Palavras não são pedras,
mas quando jogadas com força machuca!
______________________________________________


Não gaste tempo reclamando e se lamentando.
Aprenda que erros são lições.
O erro é o preço que pagamos pela oportunidade
de aprender algo novo.
Depois de um erro você deve tentar
novamente de maneira diferente.
________________________________________

TEMPESTADE


Já atravessei várias no decorrer da minha vida.
Confesso que algumas eu mesma criei. Foi proposital. Não posso alegar que não sabia, pois sabia exatamente o que estava fazendo…
“Criando uma tempestade.”
Já criei muitas em pequenos copos d’água, e outras duraram o tempo que dura uma lágrima.
Já criei aquelas ligadas à verdadeiras tormentas, que por onde passam destroem tudo que está pela frente.
Mas também existem aquelas que se se formam, porém, se dissipam…
Depois vem a ressaca.
E depois a calmaria.
Até a próxima tempestade…
__________________________________________

GRITO DE ALERTA!


Primeiro você me azucrina
Me entorta a cabeça
e me bota na boca
um gosto amargo de fel
Depois vem chorando desculpas
assim meio pedindo
querendo ganhar
um bocado de mel
Não vê que então eu me rasgo
engasgo, engulo
reflito e estendo a mão
E assim nossa vida
é um rio secando
as pedras cortando
eu vou perguntando
até quando?
São tantas coisinhas miúdas
roendo, comendo
arrasando aos poucos
com o nosso ideal
São frases perdidas num mundo
de gritos e gestos
num jogo de culpa
que faz tanto mal
Não quero a razão pois eu sei
o quanto estou errado
e o quanto já fiz destruir
Só sinto no ar o momento
em que o copo está cheio
e que já não dá mais pra engolir
Nosso caso é uma porta entreaberta
Eu busquei a palavra mais certa
Vê se entende o meu grito de alerta
Veja bem
É o amor agitando meu coração
Há um lado carente dizendo que sim
E essa vida da gente gritando que não

(Gonzaguinha)




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CHARLES CHAPLIN


Já aviso: aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos.

[Vanessa Leonardi]
______________________________________________________________________________




"Mesmo que a rota da minha vida
me conduza a uma estrela,
nem por isso fui dispensado de percorrer
os caminhos do mundo."

[José Saramago]
_________________________________________________________________________






''Ás vezes levanto de madrugada,
com sede,
flocos de sonho pregados na minha roupa..."
(Adélia Prado)

"Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo:
esta é a lei, não dos homens, mas de Deus. Adélia é fogo, fogo de Deus em Divinópolis"
(Drummond)

_____________________________________________________________________________


"Mas nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respeitar a nossa fraqueza. Então, são lágrimas suaves, de uma tristeza legítima à qual temos direito. Elas correm devagar e quando passam pelos lábios sente-se aquele gosto salgado, límpido, produto de nossa dor mais profunda."
(Clarice Lispector)
______________________________________________________________



"Eu fico no meu canto e não me exponho embora ponha a alma na janela. Eu fico de vigília e não me espanto mas cuido de observar e às vezes canto."
 
[Marina Colasanti]
__________________________________________


"Senhor, não permitais que eu julgue o modo de andar de meu próximo sem antes ter andado três dias com as sandálias dele."
(Pensamento atribuído aos índios americanos Sioux)

PS: Fácil julgar os outros. Como diz o ditado, fácil ser pedra.
O duro é ser vidraça.
___________________________________________

... O maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma.
Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho.
É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma.

Clarice Lispector - Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres