sexta-feira, 2 de julho de 2010

02 DE JULHO DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO

Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais. Nada mais justo que uma data em honra dessas pessoas sensíveis às necessidades do próximo e engajados no desejo de servir bem a comunidade.
Algumas situações em que os bombeiros atuam são: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, entre outros. Também fornecem treinamento a aspirantes a bombeiros em cursos internos, externos e palestras. São essenciais nas praias, como salva-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras. E ainda realizam busca e salvamento em matas e florestas, auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores e muito mais!

Cotidianamente, os bombeiros arriscam suas vidas pela vida do próximo; são, praticamente, "anjos do fogo".

Salvando vidas

Cada um de nós pode ajudar o Corpo de Bombeiros através de pequenos atos, como por exemplo:



- Evite arrombar janelas e portas em caso de incêndio antes da chegada dos bombeiros. A penetração do ar irá ativar as chamas.

- Não interfira nos serviços de extinção de incêndios. Isto é tarefa dos bombeiros. (Pessoas sem o devido treinamento podem se machucar).

- Motorizado ou mesmo a pé, assim que ouvir as sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros, imediatamente facilite a passagem

- Não estacione o seu carro junto ao hidrante de coluna ou em áreas reservadas para o Corpo de Bombeiros. Isso dificulta as manobras das viaturas.
 






 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

MULHER: DE SEXO FRÁGIL A SEXO ÁGIL!

Olá queridas amigas!

Ja dizia a música de Erasmo Carlos
Dizem que a mulher é o sexo frágil

Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas


Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça

Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher

Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção

Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte mas não chego aos seus pés

Já não há mais dúvidas: a mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho! Hoje, ela enfrenta as mesmas coisas que o homem, tem que ser tão competente quanto ele e saber lidar com todas as situações, mas ainda não tem seu trabalho tão valorizado quanto o dele...


Antigamente, elas eram responsáveis apenas pelos afazeres domésticos e pela família. Agora, elas sofrem com o acúmulo de atividades da famosa "jornada dupla". A mulher moderna tem que se preocupar com o trabalho, com a casa, com os filhos, enfim, com todo um cenário dinâmico que está à sua volta. Mas nem por isso ela se permite fracassar ou não ser bem-sucedida em algum destes aspectos, pois uma de suas características principais é o perfeccionismo!


SER MULHER NÃO É FÁCIL, NÃO!

E em meio a tanto trabalho e preocupação, a mulher acaba esquecendo um pouco dela mesma e dos cuidados que ela também precisa receber.

Se você, mulher, sofre do "mal da correria do dia-a-dia", aí vão algumas dicas de um médico cardiologista.

- mantenha em dia na agenda a consulta ginecológica uma ou duas vezes ao ano, dependendo da recomendação médica, para exames como o Papanicolau e a Mamografia .
- se você é uma pessoa sexualmente ativa, utilize preservativos para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis e de uma eventual gravidez indesejada .
- se você tem histórico familiar de varizes e passa o dia inteiro fora de casa, use meias elásticas, sempre com orientação médica.
- se você não pratica uma atividade física regularmente, use sapatos confortáveis para transformar as atividades próprias do trabalho numa maneira de se manter ativa; por exemplo, troque o elevador por escadas e, sempre que tiver uma oportunidade, faça uma caminhada de meia hora por dia ou três vezes na semana para manter a saúde do seu coração.
- faça exames periódicos para saber a dosagem de seu colesterol e de seus triglicérides e como está o seu coração.
- tome alguns cuidados ao se alimentar:
no café da manhã, cosuma pão integral, cereais, frutas, queijo magro e iogurte desnatado, sempre tentando dosar a quantidade de calorias pelo gasto calórico
no almoço, evite frituras, gorduras, refrigerantes e excesso de sal e açúcar, e lembre-se de que shoyo, molhos, embutidos, enlatados e produtos industrializados normalmente possuem muito sal
em eventos sociais, nunca consuma bebida alcoólica mais de três vezes por semana e nunca ultrapasse da segunda dose; cada dose representa 20 gramas, o que equivale a 120 gramas de álcool na semana
- contra o estresse, é sempre bom ter hora para desligar o telefone celular, a televisão e o computador - leia um livro e relaxe
- reserve um dia da semana para o lazer, que pode ser uma sessão de cinema ou um bate-papo com os amigos para "desligar" a cabeça