sábado, 22 de outubro de 2011




Em tempos assim,

você aprende a amar de novo.
_________________________________




"Entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equlíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar
- Lya Luft -
_______________________________________________________________________




Canção das mulheres


Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.
Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.


Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.


Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso.
Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.
Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.


Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida.
Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!''
Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.


Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire.


Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.
Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.


Lya Luft

sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Mulher é muito mais que uma gaveta cheia de histórias delicadas, de lágrimas imaculadas. Muito mais que um bicho protetor, ameaçador e extremamente sensível. Mulher é um céu cheio de sinais, entrelinhas, noites em claro e dúvidas. Chora demais, beija demais, fala demais, ama demais. Nunca se dói de menos. Não por exagero, mas por contentamento mesmo. Eu, por exemplo, vou escrevendo demais pra caber aqui dentro, só assim garanto o todo (que nunca é o resto).


Mulher é uma força recém – nascida de uma intuição. Eu sou. E não me deixo por nada.
_____________________________________

MANUAL DE INSTRUÇÃO

Vezenquando, eu queria me fazer audivel mais do que entendivel, é que, ás vezes, agente só precisa de alguem que nos escute, de alguem que nos perceba. Eu preciso de alguém que me olhe sem pressa, que me repare mais do  que qualquer um já fez na vida. Eu quero ser a atenção que alguém tem prestar. Veja-me. Ouça-me. Não precisa me entender, isso nem eu.
    
Você que ainda não conheço, quando chegar entre na minha vida pela a porta da frente, e me cause um sorriso diferente de todos os outros que habitaram esse riso. Perceba os meus movimentos involuntários e a minha mania de passar as mãos no cabelo, especialmente quando estou nervosa, escutem os meus silêncios eles dizem muito sobre mim.

Eu sou óbvia até demais e me agradar é fácil. Mas, saiba: eu posso te supreender de todas as maneiras que uma pessoa possa ser supreendida. apareça na minha porta com um buquê de verdades e uma caixa de bombom com recheio de sinceridade. Pronto, está feito, estou ganha. De agora indiante eu quero sentir, nos lábios, somente o sabor do que é possivel e do que é verdade. E quero por tudo mostrar o que eu posso fazer por alguém...

____________________________________

A vida é feita da singeleza despretensiosa que presenteia o outro. O outro é uma escolha e nós nos escolhemos. Em dádiva, em acolhimento, na felicidade de ter com quem compartilhar, ter pra quem voltar, olhos fitos em sinceridade que nos faz amar.

Eterno, é o que vivencio quando estou com aqueles que imprimem relevância na minha existência. É nesse viver que a vida se faz valer!

O perdão como ressurreição, as palavras como remédio, o fôlego de vida que nunca perde a medida certa do cuidar. Não há solo árido diante da chuva que comunica esperança, nem orgulho que perdure diante do abraço que acalma, muito menos lágrima que não emudeça diante do riso falante de quem escolhe (re)começar.

E eu insisto,
Felicidade é ter com quem compartilhá-la!

(Patrícia Costa)
___________________________________________________________________

Do que (per)dura


Uma leveza eterna, um carinho gigante. Que de tão predominante veio morar aqui dentro. Habitando o lado mais bonito, enfeita singularidades mostrando que há sempre um sorriso no abraço do (re)começo. Aliviando minhas tristezas, eu passo a vivenciar os suspiros que arejam o coração. Resiliência. Organismo funcional de vida.


Feitura que não se fadiga de banhar-me com o bem, tornando a felicidade como parceira na caminhada pelos espaços desabitados da alma.


O beijo da vida. O abraço do Amor. O perfume da esperança. A vestimenta da paz.
O lápis de cor que colori os dias. O arroubo da existência. O dom que me fortalece.
A mais significativa expressão de amor.
___________________________________









quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Existem certas coisas em nossa vida que tem um selo dizendo:
Você só irá entender meu valor quando me perder, e me recuperar."
______________________________
“Sabe o que eu quero de verdade?! Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela não poderia sentir a mim mesma…”
 (Clarice Lispector)
____________________________________________________________

Tenho muita fé...

"Tudo passa, o que queremos e o que não queremos que passe,
a tristeza e o alívio coabitam no espaço desta certeza.
Eu não tenho muitas respostas. O que eu tenho é fé.
A lembrança de que as perguntas mudam. Um modo de acreditar
que os tiquinhos de sol possam sorrir o suficiente
para desarmar a sisudez nublada de alguns céus.
E uma vontade bonita, toda minha, de crescer."

(Ana Jácomo)
__________________________________________________________________

ATREVIDA

"Não travo o passo, nem economizo meus sorrisos.
A vida é feita pra gastar!" 
__________________________________


"Sorrir com os olhos, falar pelos cotovelos, meter os pés pelas mãos. Em mim, a anatomia não faz o menor sentido. Sou do tipo que lê um toque, que observa com o coração e caminha com os pés da imaginação. Multiplico meus cinco sentidos por milhares e me proponho a descobrir todos os dias novas formas de sentir. Quero o cheiro da felicidade, o gosto da saudade, o olhar do novo, a voz da razão e o toque da ternura. Luto contra o óbvio, porque sei que dentro de mim há um infinito de possibilidades e embora sentimentos ruins também transitem por aqui, sei que devo conduzi-los com a força do pensamento até a porta de saída. Decidi não delegar função para cada coisa que eu quero. Nem definir o lugar adequado para tudo de bom que eu sinto. Nossos sentimentos são seres vivos e decidem sem nos consultar. A prova de que na vida, rótulos são dispensáveis e sentimentos inclassificáveis."
(Fernanda Gaona)
________________________________________________________________



"De tudo, ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre começando. A certeza de que precisamos continuar. A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar. Portanto devemos: Fazer da interrupção, um caminho novo. Da queda, um passo de dança. Do medo, uma escada. Do sonho, uma ponte. Da procura, um encontro."
(Fernando Sabino)
______________________________________________________________________


"Se o que você está percorrendo é o caminho dos seus verdadeiros sonhos,
comprometa-se com ele.
Não deixe a porta de saída aberta, através da desculpa: "Ainda não é bem isto que eu queria".
Esta frase guarda dentro dela a semente da derrota.
Assuma o seu caminho.mesmo que precise dar passos incertos, mesmo que saiba que pode fazer melhor o que está fazendo.
Se você aceitar suas possibilidades no presente, vai melhorar no futuro, mas se negar suas limitações, jamais se verá livre delas.
Enfrente seu caminho com coragem, não tenha medo da crítica dos outros.
E, sobretudo, não se deixe paralisar por sua própria crítica.
Deus estará sempre com você nas noites insones, e enxugará com seu amor
as lágrimas ocultas.


Deus é o Deus dos valentes."
Paulo Coelho)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011


"Todo mundo sente medo, sente dor, tenta consertar o que não tem conserto, carregamos marcas que não se apagam, ausências que fazem doer o peito. Mas ainda é possível ouvir estrelas. Deixar que nossa luz nos oriente. Ainda podemos rir como se a alegria fosse nosso melhor adereço.
Acredito que pés descalços é o luxo da alma. Que estar perto é menos físico que a gente pensa. Que olhos falam, palavras estragam, e silêncio grita. Que a gente quer amar pra sempre, abrir o peito, recitar poema, sem se preocupar com o que os outros pensam. Sei que o que mais vale a pena é chamado de coisa pequena, que vira importante quando a gente deixa de achar que é grande."

(Renata Fagundes)
_____________________________________________________________________
QUE O AMOR OCUPE SEMPRE A NOSSA CASA......

"Mandei uma carta de despejo para todos os sentimentos pequenos e desnecessários. Não, eu não sou boazinha, nem mereço uma medalha. É que quando o amor ocupa nossa casa, não sobra espaço pra mais nada."
(Renata Fagundes)
__________________________________________________________________

MEU CORAÇÃO.......
"Meu coração se transforma a cada experiência.
Mas ainda palpita, sobressalta e se assusta.
Ainda é vulnerável como quando eu tinha dez anos."

(Lya Luft)
______________________________________________________________________

Tenho meus limites... O primeiro deles é meu amor-próprio.
(Brena Braz)

Meu sol particular

Que valor incalculável possui aquelas pessoas que nos conseguem dar fé.
Camila Lourenço

Qualquer palavra que eu dissesse quebraria o encanto do momento. Tinha um sol nascendo na minha frente e eu não poderia perder.

Não eram dias nem lindos, nem tristes. Eram dias. E tudo corria bem sem nada de bom realmente enfeitando. Até que aquele sol fez borboletas dançarem no meu estômago e trouxe um capítulo para aquele livro cheio de prefácios que tinha se tornado minha vida.


A despretensiosidade daquele sol, nascendo bem ali, orquestralmente na minha frente dava a tudo um tom diferente e mais vivo.

E foi iluminada por aquele sol, que me atirei pra vida. Ciente que o medo não me abandonaria, usei-o como trampolim. Porque medo ou nos trava ou nos empurra, e dessa vez, resolvi fazer o meu me empurrar, pra vida.

Sem saber se aquele sol nascia pra ficar, ciente da ausência de promessas a serem cumpridas, tomei posse da única coisa que realmente nos pertence:"o agora".

Sabe-se lá que fim levaria aquele voo livre que aquele sol tinha me incentivado a fazer. Sabe-se lá do amanhã, do chão e de tantas outras coisas.

Se para o planejamento do que que não se sabe eu havia perdido um bom tanto de sorrisos meus e de outros pelo caminho, dessa vez resolvi fazer diferente. Não planejei, não arquitetei. Fui. Aquele sol que nasceu quando ele sorriu, me salvou, e através dele, me perdi de novo. Mas pouco importa o quão perdida eu pudesse estar, pela primeira vez, por não saber como pode ser o caminho, o coração voava feliz, por enfim poder ser o que quisesse ser, se quisesse ser.

Foi o brilho daquele sorriso que me libertou. E foi naquele sol que nasceu quando ele me sorriu, que floresci, pra vida e pra mim.
_______________________________________
 
Elefante é o que você carrega nas costas cada vez que decide colocar uma armadura pra ser proteger do mundo.

Jiló é o que você engole quando não admite saudade.

Isopor é seu alimento da tarde quando ser raso é sua decisão.

E solidão o seu destino quando crê que as pessoas são espinhosas demais para caber no seu abraço.
____________________________________

A

minha
quietude
é
armazenamento

de
força
e
sabedoria...