quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sou Paraibana com muito orgulho, um pouco da historia da minha cidade.



Cuité, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2007 sua população era estimada em 20.197 habitantes.
 Área territorial de 758 km².Altitude 667 metros.
Mesorregião Agreste Paraibano
Microrregião Curimataú Ocidental .

Situada no Curimataú da Paraíba e fundada em 17 de julho de 1678, Cuité encontra-se a 117 km de Campina Grande e tem como principais atividades, o comércio e a agricultura de subsistência. O nome Cuité significa “vasilha real” e originou-se do uso que os índios Paiacus, que pertenciam a tribo dos Cariris que aqui habitavam, faziam da cuia fabricada através do fruto do coitezeiro.



esta foto foi eu que tirei do pôr do sol em cuité
O manancial do Olho D’Água da Bica é um grande poço, que jorra água incessantemente, é cercado por grandes rochas negras de 140 m de altura, que o torna mais atraente e misterioso. Ainda hoje é possível apreciar pedras com inscrições dos índios. É lá, onde fica o maior teatro ao ar livre da Paraíba, onde todos os anos é encenada a Paixão de Cristo, pelo grupo de Teatro Amador de Cuité – TEAC.
Clima:

O Clima predominante é quente e seco. Por sua latitude, quase sempre apresenta uma temperatura, oscilante entre 17° C e 28° C. A precipitação pluviométrica anual é de 916, 30 mm e a média mensal é de 76, 35 mm.

Relevo: 

Sua topografia é muito acidentada, pois faz parte da cadeia de Serras, que são estas: A da Borborema, a de Cuité e a da Caxexa (que forma a o boqueirão do Rio Curimataú). Existem ainda as serras que completam a cadeia, como: a do Bom Bocadinho, a da Canastra. do Damião, de Milagres, de Muquém e do Japi

Hidrografia:

O rio mais importante que cruza o município é o Rio Curimataú. Destaca-se ainda, a presença dos rios Japi (ou Jacu), Santa Rosa e Cachorro Pintado. Há também riachos, como do Urubu (ou Cabelo), Poleiro (ou das Almas), Quandu e Da Cruz, sendo todos temporários. O açude que mais se destaca e é o responsável pelo abastecimento de água na cidade é o Boqueirão do Cais.



As festividades juninas ganharam um local todo especial para realização: O Arraial da Serra. A Prefeitura Municipal de Cuité patrocina todo o evento que conta com cerca de 15 dias de festas para toda a população. Com isso ganhou o título de melhor São João do interior da Paraíba. Aproveitando o clima frio e nevoento da cidade, os turistas comparecem em massa nessa época, cerca de 10 mil visitantes.



Tambôr( árvore antiga)
A tradicional Festa da Padroeira de Cuité é uma data importante, pois nessa ocasião muitos dos nossos conterrâneos voltam ao seu lugar para as comemorações alusivas a Nossa Senhora das Mercês, que é comemorada em 24 de setembro. Tanto a parte religiosa como a profana garante muita emoção todos aqueles que nos visitam.
Duas grandes vaquejadas fazem parte do calendário de eventos do município: A Vaquejada do Parque José Pessoa e a Vacaju, ambas realizadas no parque já citado. Há cada ano, mais vaqueiros se candidatam aos prêmios oferecidos. A casa de show Portal do Forró realiza, durante o evento, festas com as melhores bandas de forró do nordeste.





Simplesmente uma Mulher!

Sou estrela solitária
Entre tantas estrelas
Sou o brilho de uma delas,
Que não ofusca, nem se apaga...
Sou raio de sol esquecido
Outrora fogo,
Hoje um brilho esmaecido.
Sou efêmera,
Sou sensível,
Sou fraca,
Sou falível,
Sou eternaNas minhas dores...
Sou um tanto de romantismo,
A poesia que restou,
Sou um tanto de melodia
Que doeu no peito
E a rima que não se achou.
Mas!...Assim sou eu!
Sou a onda que se quebra,
Mas volta com insistência,
Num recomeçar incessante!
Sou a espuma branca na areia
Que se desmancha num instante,
Num eterno beijo ofegante,
Sou um coração por inteiro,
Que não se cansa,
Que crê no amor verdadeiro!
Sou aquela que luta,
Que ama e que quer!
Sou quem nunca desiste,
Sou simplesmente
Uma mulher!...

Leticia Thompson


Nenhum comentário: