domingo, 3 de abril de 2011

Escolha um santo para chamar de seu e emagreça!

Há dietas que veem de chofre. Quando você se dá conta as calças estão caindo e você está sambando dentro de um vestido. Geralmente essas dietas involuntárias acontecem depois de uma tragédia grega. Como sua mãe sempre disse "Para tudo há o lado positivo". Você pode ter perdido o macho da sua vida, o emprego e a dignidade, mas, ao menos, está magra para encarar o pepino (sem trocadilhos, já que o pepino partiu).

Eu já fiz uma dieta assim, sem esforço. Quando olhei de novo pro espelho estava um pilão. O cabelo também caiu (eu tenho muito cabelo!) e foi um lucro só no salão (me cobram 2 aplicações). Eu era parada na rua o tempo todo por conhecidos (mentira!), todos queriam saber o segredo. Aí eu dizia de soslaio: Perca a dignidade que o peso você perde sem muito esforço. Ninguém anotava a dica.
__________________________________________________________________________

A arte de desistir.



"Perseguir seus sonhos" é uma expressão supervalorizada. "Ser determinado" é uma qualidade muito apreciada. Persistir. Ir até o fim será mesmo uma sábia coisa a ser feita? Se estamos focados demais, olhando demais pra mesma luz... Não deixaremos de notar as outras coisas? Coisas essas que não mereceram nossa atenção, mas poderiam nos levar ao nosso objetivo...

Quando saímos para comprar uma camisa branca deixamos de olhar para os sapatos, para as saias e casacos. Focamos na camisa branca. Olhamos apenas para ela, na direção dela e perdemos a oportunidade de comprar uma boa peça de roupa. Determinação, obstinação, chame como quiser, nem sempre é uma boa atitude - Ou nunca é. O que há de errado em se reinventar?
Mudar de planos e carreira aos ---- anos é determinação, a determinação de buscar o melhor, seja na costura ou na gastronomia. A obstinação para mim está longe de ser uma qualidade, é um defeito. O defeito de se limitar.
Desde os 11 anos, ao andar até o quadro negro - Um longo caminho, eu diria, já que eu sentava na última carteira - para ler uma de minhas redações, eu sabia que queria aquilo. Não os tremeliques da timidez. Eu queria ser lida. No entanto, eu me meti no caminho que pareceu fácil naquele momento, peguei umas vias mal iluminadas que me fizeram enxergar melhor quando a luz de outro caminho era apenas uma penumbra. Eu já desisti até de mim e que Clarice Lispector nem ouça isso, pois ela acha um absurdo desistir de si.
Já eu acho que desistir até de si é como reencarnar novamente no mesmo corpo, com outra perspectiva, outros ares. Não tenho tanto medo de perder o foco nem o chão. Vi pessoas demais morrerem ou partirem, e por que não posso partir e morrer de vez em quando?
Continuo desejando exatamente a mesma coisa dos meus 11 anos, tenho caminhado para isso, investido nisso, olhado para isso, mas se algo me distrair pelo caminho... Eu vou correr atrás do coelho branco.




Nenhum comentário: