segunda-feira, 11 de abril de 2011

A MULHER IDEAL

Já repararam em como a mídia projetou a imagem da mulher ideal? Ela é magra, bonita (bonita não, glamourosa), bem sucedida, casada, mãe e...tchan tchan tchan tchan...DONA DE CASA. No caso da personagem acima, ela é casada, mas está no caminho. E não pensem que esta imagem se resume apenas à ditadura da mídia, há estudos que pesquisam sobre a “TERCEIRA MULHER”, que embora está muito mais preocupada com sua carreira, não consegue se desgarrar dos conceitos que lhe foram impostos e isto faz com que ela continue responsável por cuidar da casa, dos filhos e do casamento, sem se descuidar da aparência. Desculpa sociedade, mas essa mulher não existe.



Como assim não existe? Existe sim! Eu sou casada, tenho filhos, sou vice-presidente da empresa onde trabalho e estou sempre preparada bem arrumada.(tirado da net)


Ah vá! Então quer dizer que se eu aparecer no meio do expediente sua maquiagem vai estar impecável, seu cabelo um brinco e os pés não estarão doloridos do salto? DU-VI-DE-O-DÓ!
E você realmente vai chegar em casa louca de vontade de preparar o jantar pro maridão? E ajudar as crianças a fazer aquele dever de matemática que você nem se lembra mais como é que faz?
Danuza Leão escreveu um texto chamado “Mentiras” e aborda justamente essa situação que nos foi imposta. Essa imagem projetada esta repleta de mentiras no seu significado. Porque não entra na minha cabeça que nenhuma mulher em sã consciência vai chegar cansada do trabalho e vai cuidar da casa com um sorriso nos lábios. Oh delightful! Só que não.
Uma coisa é você, assim como eu, não ter grana para bancar uma empregada e ter sim que arrumar o seu cantinho senão vira um chiqueiro. Outra coisa é você me falar que A-DO-RA varrer o chão e todos os outros afazeres domésticos, e dispensaria qualquer possibilidade de contratar alguém para fazer o seu trabalho, porque afinal ele é seu. Você é mulher e é seu dever cuidar do lar. E faz tudo isso sem deixar de ser bonita e sensual.
ME DIZ BRASIL, QUE MULHER QUE TRABALHA E CUIDA DO LAR QUE TEM TEMPO PARA FICAR BONITA E SENSUAL?
Eu faço unha toda semana no salão, é o luxo que eu me dou de presente porque eu não sei fazer unha em casa e mesmo que soubesse, não tenho paciência para fazer. Mas é um saco ter que fazer somente aos sábados com o lugar lotado de gente, porque os salões só ficam abertos até as 18h, com muita sorte até as 19h. Aqui em S.J.M., eu só conheço UM salão que fica aberto até as 21h, e mesmo assim cobra 20 reais para fazer o pé e a mão. 20 REAIS, BRASIL! Desse jeito, meu salário vai ficar todo no salão. Prefiro continuar no salão lotado (e deixar só a metade do salário lá)!
Na rua onde eu trabalho tem três salões de beleza. Essa semana, desesperada para fazer unha, perguntei para os três quanto era o serviço e o horário de funcionamento. “Até às 18h”. WHAT??? Então pra frequentar esses salões têm S.J.M.)
Enfim, vou parar de falar dos salões porque isso é assunto para outro post. Não vamos gastar inspiração, porque né? A coisa aqui ta osso!
Voltando ao assunto, eu já escrevi neste texto sobre a minha falta de habilidade em ser dona de casa e reitero aqui sobre isso. Odeio serviços domésticos mais do que odeio (15 minutos pensando) fígado com jiló. Infelizmente não nasci afortunada e tenho que encarar esse meu ódio (quase) todos os dias. Mas que odeio, eu odeio. Acho que a única coisa que eu gosto é de cozinhar (o que não quer dizer que eu saiba muita coisa), mas me pede para fazer qualquer coisa na cozinha depois do expediente pra você ver!?
Essa imagem que temos da mulher é idealizada. É esse Ideal que compramos, e por mais detestável que seja o papel que ele nos submeteu, temos de pensar que é isso que nos faz ser uma mulher completa: aquela que estuda, trabalha, cuida da casa, dos filhos, do marido, do gato, do cachorro, lava, passa, cozinha, canta, dança e representa. E sempre achando tudo isso glamouroso e se sentindo privilegiada por exercer este papel. Como as mulheres dos anos 50, só que agora com o plus de ter também a obrigação de ser bem sucedida na carreira.
E enquanto o FDP do marido tá jogado no sofá assistindo futebol, tomando cerveja e arrotando.
ISSO É JUSTO???
Que me perdoe as donas de casas, por favor peça a seu marido que tire a bunda do sofá e bote ele para lavar os pratos, por que o tempo de Amélia já passou, por que para ser a mulher, aquela mulher é voce dizer basta a rotina e sair para se transformar numa LINDA MULHER...

Nenhum comentário: