segunda-feira, 21 de junho de 2010

Faz-se uma dona de casa

Não sou eu quem faz, a culpa não é minha, não fui eu. Nego até a morte!

Quem de fato faz donas de casa é a sociedade, e isso nem é assunto novo também. Mas só pra refrescar a memória, basta ir em uma loja de brinquedos e ver os brinquedos para meninos, e os para meninas. Para os mini-machos, temos bonecos, carros, aviões, helicópteros. Para as mini-fêmeas, temos o que? Bonecas. Até aqui tudo bem. Mas aí temos bebês que choram, tomam mamadeira,fazem xixizinho. E mais, temos banheirinhas, fogõezinhos, panelinhas, copinhos, talherzinhos, casinhas. Desde que a menina nasce, ela é direcionada a ter filhos, casar e ser dona de casa.
A mulher moderna busca a igualdade e todo aquele papo que já conhecemos bem, mas nunca vi ninguém se manifestar contra esse tipo de “atitude”. Enfim.

Agora, uma coisa que é bem perceptível é com relação ao dia das mães. Posso dizer que 80% dos anúncios e promoções que recebi, são de eletrodomésticos ou algum utensílio para a casa. Lembro que quando era criança minha mãe falava que queria algo pra ela, e não pra casa. O presente deveria ser pra ela. Eu aprendi isso cedo, mas a maioria dos homens não. Na verdade, essa insistência em fazer a mini-fêmea ser dona de casa(mesmo que de mentirinha), acaba afetando os homens também.

Amélia não tinha a menor vaidade

Amélia é que era mulher de verdade

Propaganda do dia das mães não é direcionada a mulheres. Uma mulher sabe o que dar pra outra, ou pelo menos tem idéia. E tem mais, há mais homens comprando presentes no dia das mães do que mulheres, já pensaram nisso?
Se contarmos filhos e filhas, pode-se dizer que temos 50% pra cada lado, ou até mais mulheres. Mas não podemos nos esquecer(e departamentos de marketing definitivamente não esquecem) é que, além de filhos, temos outra classe que dá presente nessa data: os maridos.
Como a data não é “O dia da sua mãe”, mas sim, “dia das mães”, qualquer mãe é elegível a um presente. E eu sempre vejo maridões dando presente pras esposas nessa data, o que faz sentido. E faz mais sentido ainda direcionar as propagandas pra homens. E o que homens acham que devem dar pra uma mulher? Talvez não acham nada, mas é tão intrínseco dar alguma coisa “pra casa”, que é o que vai mesmo.

OBS: obviamente nem todos se encaixam nessas situações, e há homens que sabem comprar presente pra mulher.

OBS²: claaaaaro que há mulheres que definitivamente, querem ganhar uma lavadora, um fogão ou algo do gênero, mas não é o foco aqui.

Nenhum comentário: